12.16.2005

A página da Mafalda

Recordações do Natal - II - Sabores&Aromas

No Jardim de Infância era a "Maria Bolacha"; herdei da minha prima (pela aparente fisionomia) a alcunha de "Maria Botija"; e no Funchal chegaram a apelidar-me de "Barrilinho de Crude em Pó" (esta é melhor explicar, pois talvez não se recordem, mas vivi na Madeira no fatídico ano em que o Porto Santo foi atingido por um derrame de crude...).
Claro que já perceberam que todos estes carinhosos nomes significavam apenas uma e a mesma coisa: eu era balofa!
Porquê? Pura e simplesmente porque adoro comer!!!
Principal culpada: eu????? Claro que não, há que sacudir a água do capote e quanto a mim a verdadeira culpada é a minha Avó Queta! Então não é que ela cozinha maravilhosamente e faz bolos e doces de bradar aos céus????!!!!!!

Lembro-me perfeitamente de um Natal em que me tinham caído uma série de dentes de leite e me estavam a nascer os outros. Sei que tinha as gengivas numa lástima e não fui capaz de comer quase nada... Não sei mesmo se esse não terá sido o Natal mais triste de que há memória....

Natal que é Natal, começa pela preparação das iguarias!
Sempre gostei de ajudar a minha avó a fazer os doces (entenda-se, sempre gostei de ir provando tudo à medida que ela ia fazendo e tentar não atrapalhar muito!).
Há 20 anos atrás a cozinha da minha avó era enorme e cabíamos perfeitamente lá as duas! De há 15 anos para cá, foi-se tornando estranhamente pequena... acho que deveriam estudar este fenómeno, pois a cozinha parecia a mesma, mas de repente comecei a dar por mim a tropeçar em tudo e principalmente na minha avó (que também se tornou muito, mas muito mais baixa!).

Natal que é Natal tem o Bacalhau cozido..... (Bahhhh.... odeio bacalhau com todos......)
Natal que é Natal tem o famoso "Tronco de Natal" e juro-vos que nunca, nunca comi um melhor que o que a minha avó faz!
Natal que é Natal tem os sonhos de cenoura e as rabanadas da minha mãe!
Natal que é Natal tem o Arroz Doce e as Filhós da minha Tia Luciana!
Natal que é Natal tem-me a mim, ao meu pai e ao meu Avô Delfim, sentados à mesa a pedir mais!
Natal que é Natal são mais 2 ou 3 kg para eu chorar que tenho que perder urgentemente!

Queta, por favor, não me obrigues a provar de tudo... e vá lá, sê amiga e deixa-me quebrar com a tradição, este 24 quero Bacalhau com Natas!!!!!
MafTal

3 comentários:

Anónimo disse...

Ai MafTal,

Desta vez, não apenas se me humedeceram os olhos. Fiquei com eles totalmente inundados de lágrimas, pois chorei a bom chorar, mas por tanto me rir enquanto lia a tua Recordação de Natal II.
A Queta também adorou. O realismo das cenas era tal que estavamos a revivê-las inteira e intensamente.

Até amanhã ! Dois grandes e sonoros beijos nossos.

Anónimo disse...

Mafalda: não conheco os sonhos de cenoura.
Podes publicar a receita ?
Rui Esteves
Porto

Anónimo disse...

Olá Rui,

Cá vai a receita dos sonhos de cenoura da minha mãe, tal como ela me enviou. Espero q fiquem bons!!!

4 ovos
2kg de cenoura
0,5 kg de açucar
0,5 kg de farinha
4 laranjas
1 colher de fermento
1 cálice de aguardente
1 cálice de Porto / Madeira ou outra bebida

Descascam-se as cenouras e cozem-se muito bem em água e sal. Depois
escorrem-se bem e passam-se pelo passe-vite. Juntam-se os ovos inteiros, o açucar, a farinha com o fermento e a raspa e o sumo das 4 laranjas. Mexe-se muito bem. Por fim juntam-se as bebidas e volta a mexer bem. Numa frigideira aquece muito bem óleo e com uma colher de sopa vai tirando bocados do preparado e fritando. Não façam com bocados muito grandes. Deixe
fritar bem sem queimar.
Depois de escorridos coloque os sonhos numa taça ou prato e polvilhe com açucar e canela.
Se for da opinião da MafTal faça uma calda com um pouco de água, açucar, canela e casca de limão. Deixe ferver um pouco e embeba os sonhos. Se gostar e se tiver outras receitas nós aceitamos para a troca. Bom Natal e bons sonhos.